Quando devo pintar durante uma reforma?
Quase todos os proprietários vão enfrentar uma reforma em algum momento. As reformas domésticas podem variar de simples (por exemplo, pequenas atualizações de quartos) a complexas (por exemplo, quebrar e reconstruir a parede de uma cozinha, sala ou banheiro). Não importa o nível de complexidade de sua reforma, há uma ordem distinta de operações para maximizar a eficiência de seu projeto e garantir o resultado desejado.Qual é o melhor momento para pintar durante uma reforma?
Esta é uma pergunta muito comum entre proprietários de imóveis que estão reformando. Com projetos de reformas menores, geralmente é fácil determinar quando pintar. Afinal, você está apenas atualizando um punhado de coisas, e a pintura é um item de linha simples para marcar na lista.
Para projetos de reformas maiores e mais envolventes, o tempo é essencial para obter os melhores resultados. Pintar muito cedo pode danificar suas paredes recém-pintadas, pois outras operações ainda devem ser feitas e podem ocorrer batidas e arranhões nas paredes e acabamentos.
Além disso, as reformas geralmente significam que você precisa pintar outras superfícies além das paredes. A pintura de acabamentos interiores, repintura ou recolocação de portas e pintura de teto aumentam a complexidade e o tempo do projeto.
Em geral, no entanto, a pintura quase sempre será uma das últimas coisas na sua lista de pendências. A partir daí, depende do trabalho que o espaço precisa para determinar quando pintar.
Diretrizes gerais sobre quando pintar durante uma reforma:
- Depois que o trabalho interior (elétrico e hidráulico) é feito.
- Após a remoção de pisos/carpetes antigos.
- Depois que o drywall ou gesso estiverem completos.
- Após a instalação de portas e janelas.
- Após a instalação dos principais acabamentos.
- Antes que peças grandes sejam instaladas.
- Antes de instalar a maioria dos pisos.
Recomendamos a pintura assim que todos os principais trabalhos estruturais e funcionais estiverem concluídos, mas antes da instalação de novos pisos ou carpetes. Essencialmente, os pisos vêm por último, para evitar o desgaste mais pesado com a circulação de vários empreiteiros, ferramentas e a poeira que a reforma traz. No entanto, a pintura de algumas paredes e aberturas podem ser danificadas com a instalação do piso, portanto, um acabamento pode ser necessário para cobrir os arranhões.
Embora recomendemos pintar perto do final do seu projeto, alguns especialistas em renovação recomendam a pintura como o último item da lista, e tudo bem também! Um pintor responsável sempre terá muito cuidado para garantir que seu novo espaço esteja protegido, especialmente os novos pisos.
Contrate um profissional qualificado
As vantagens de ter profissionais da pintura residencial trabalhando na reforma de sua casa ou apartamento são diversas. Ao contratar especialistas, o gasto pode até ser maior que fazendo por conta própria, mas você contará com um serviço especializado e de qualidade. Um pintor profissional pode auxiliar na compra dos materiais, evitando gastos desnecessários, além de dispor de experiência e ferramentas de segurança para evitar se machucar por quedas ao pintar locais mais altos, por exemplo.