Como funciona uma cisterna?
Quando se trata de abastecer sua casa, a água encanada e a do poço não são suas únicas opções. Uma cisterna é outro tipo de sistema que pode manter a água fluindo para sua casa. Mas muitos proprietários não estão familiarizados com os sistemas de cisterna e como as cisternas podem ajudar a reduzir sua conta de água sem adicionar muito à rotina de manutenção da casa. Aprenda o que é uma cisterna, como ela funciona e o que ela pode fazer pela sua casa.
O que é e como funciona uma cisterna?
Uma cisterna é um sistema de reservatório de água com um grande tanque feito de concreto, aço, ou fibra de vidro. É armazenado ou não no subsolo onde capta a água da chuva para uso doméstico e, em alguns casos, consumo. As cisternas variam em capacidade de 100 litros a vários milhares de litros.
A mecânica de uma cisterna varia de acordo com o sistema, porém o conceito principal permanece o mesmo. O processo de coleta geralmente começa em um telhado onde a gravidade puxa a água da chuva para as tubulações que levam a uma cisterna. A água passa pelas telas de malha para evitar que grandes detritos entrem no tanque.
A água coletada é armazenada e quando necessário, a água de uma cisterna é bombeada manualmente, drenada por gravidade ou bombeada por uma bomba elétrica.
Para que serve uma cisterna?
Usos domésticos
Os usos mais comuns para a água da cisterna são domésticos, como descarga de vasos sanitários, limpeza de lavanderia e irrigação de jardins. As cisternas também são comumente usadas em grandes propriedades rurais, como fazendas. Elas facilitam manter os campos regados e os animais hidratados, pois a mangueira mais próxima está a poucos metros de distância.
Consumo
A água da cisterna é normalmente considerada não potável. No entanto, em alguns casos, a água é coletada em uma cisterna como água potável (isso é mais provável em propriedades sem acesso à água encanada). Se esta for a intenção de um sistema de cisterna, recomendamos tomar medidas extras para garantir que a água seja segura para beber.
Benefícios de uma cisterna
Escolher uma cisterna como fonte principal de água para sua casa pode trazer vários benefícios:
- As cisternas economizam dinheiro. Se você estiver usando água da cidade, pode economizar em sua conta mensal usando uma cisterna para fornecer parte do abastecimento de água de sua casa.
- As cisternas administram as águas pluviais. Quando a água é coletada em uma cisterna, os volumes de escoamento de pico são reduzidos. Menos água entra no sistema de esgoto pluvial, economizando custos de tratamento dos municípios.
- As cisternas reduzem a poluição. Também relacionadas à redução dos volumes de escoamento, as cisternas evitam a entrada de contaminantes em córregos que, de outra forma, receberiam água da chuva. Isso significa fontes de água naturais mais limpas com efeitos mínimos de erosão.
Qualidade da água de uma cisterna
Você deve testar a água em sua cisterna pelo menos duas vezes por ano ou sempre que a qualidade da água mudar (por exemplo, cor ou odor). Se os testes mostrarem que sua água está contaminada, você precisará encontrar a fonte. Procure por danos na própria cisterna. Os tanques podem rachar com o tempo. Além disso, verifique os colares, as tampas e as aberturas blindadas quanto a danos.
Se sua cisterna estiver danificada, consulte um profissional sobre as etapas para consertá-la. Após identificar a fonte de contaminação, os reparos podem ser feitos. A cisterna precisará então ser drenada, higienizada e reabastecida. Mais uma vez, este é frequentemente um trabalho que é melhor deixar para os profissionais.
Você pode beber com segurança de uma cisterna?
A água em uma cisterna pode ficar contaminada, seja de fontes externas ou do crescimento bacteriano durante o armazenamento. Chuvas fortes, tempestades, inundações, poluição e detritos de telhados podem contribuir para a contaminação. Por isso é importante saber testar e tratar a água antes de consumi-la.
Qual é a diferença entre uma cisterna e um poço?
Os poços e as cisternas retêm e fornecem água, mas seu processo de coleta é diferente. Enquanto as cisternas coletam a água da chuva, os poços extraem fontes de água subterrânea como um córrego subterrâneo ou uma nascente. Os poços são cavados no solo e reforçados, enquanto as cisternas são muitas vezes totalmente construídas e depois colocadas no subsolo.
Devo instalar uma cisterna?
Se a sua casa não possui uma cisterna, pode beneficiar de uma? Se você tiver espaço, chuvas anuais suficientes, o orçamento para uma instalação varia de algumas centenas de reais a milhares de reais, para grandes sistemas, e uma estimativa de economia projetada em sua conta de água, é uma fonte que vale a pena considerar.
Lembre-se, você não precisa usar água de uma cisterna para tudo. Usar água de cisterna para sua horta ou máquina de lavar pode fazer a diferença no custo mensal de uso de água da sua casa.
É possível instalar sua própria cisterna, principalmente se for menor e usada para tarefas leves. Mas quando se trata de cisternas maiores projetadas para reter água suficiente para uma casa, é melhor entrar em contato com um profissional.