Como Evitar Problemas com o Encanamento Doméstico
Abrir uma torneira, usar a descarga, o chuveiro, a pia. Fazemos isso todos os dias de forma automática. Se tudo funciona e não nos damos conta de como o sistema hidráulico e de esgoto opera, e isso é um sinal de que não há problemas com o encanamento doméstico. A questão é que muitas vezes deixamos passar os primeiros sinais de que algo pode estar obstruindo ou comprometendo o fluxo de água, até que o transtorno se torne grande demais.
Entupimentos e obstruções do sistema de esgoto
Mau cheiro, alagamento de banheiro, cano rompido. Quem já teve problemas com esgoto entupido sabe a dor de cabeça que isso traz. Para evitar esse cenário, a prevenção ainda é o melhor caminho. Se você sofre com esse problema frequentemente, é preciso estar atento aos seus hábitos, pois é possível que alguns deles sejam a causa desse problema.
Mau uso
Na pressa cotidiana, restos de comida e gordura vão direto para o bojo da pia criando crostas que vão tapando o cano e corroendo sua estrutura. No banheiro, os maus hábitos de jogar materiais usados na higiene pessoal dentro do vaso ou da pia são as razões para vazamentos. Outro descuido comum é o acúmulo de cabelos no ralo do box.
Danos por reformas descuidadas
O objetivo é a sua residência mais bonita e com aspecto de limpeza. Porém, uma reforma descuidada pode gerar inúmeros transtornos quando restos da construção não são descartados adequadamente e caem no encanamento ou na rede pluvial, como bocas de lobo e grades para escoamento da água da chuva.
Negligência na substituição de encanamento antigo
Apesar dos tubos, caixas de gordura, caixa d’água e demais partes que formam a tubulação terem uma vida útil bastante longa — o PVC pode durar mais de 50 anos — é preciso estar atento às necessidades de trocas. Além dos desgastes do uso diário, os descuidos com o encanamento e acidentes que quebram partes do cano podem reduzir a durabilidade das tubulações.
Falta de manutenção periódica
É comum se esquecer de manutenções e ligar para uma desentupidora apenas quando a tubulação começa a apresentar problemas. Isso compromete todo o sistema e ainda pode tornar a manutenção mais cara. Afinal, ao invés de uma limpeza simples será necessária uma desobstrução mais dispendiosa, podendo até mesmo ser necessário trocar peças do encanamento ou quebrar pisos e paredes.
Vazamentos e gotejamentos
Torneiras pingando são irritantes, perdulárias e caras. Às vezes, esses gotejamentos podem ser causados por uma arruela ou anel de vedação desgastados, que podem ser facilmente substituídos. Em outros casos, a corrosão ou mesmo a instalação inadequada da torneira pode ser o problema que causa o gotejamento.
O vazamento de tubulações pode ser um problema principal que eventualmente levará a problemas de encanamento mais caros no futuro, incluindo umidade e danos por inundação. Não importa o que esteja causando vazamentos nos canos, esse problema comum de encanamento precisa ser consertado rapidamente! Quanto mais tubos com vazamentos forem ignorados, mais danos eles podem causar – tanto ao sistema de encanamento quanto à própria casa!
Como evitar problemas com o encanamento doméstico?
Boas práticas de uso, limpeza e manutenção periódicas, substituição de peças defeituosas ou muito velhas são as principais formas de proteger o encanamento e o seu bolso. Ficar atento aos primeiros sinais de desgaste, entupimento ou quebras é essencial para evitar complicações. Alguns sinais são ignorados, mas que indicam a necessidade de uma manutenção rápida são:
- Uma pia em que é preciso usar um desentupidor manual muitas vezes em um curto espaço de tempo;
- retorno de água no vaso sanitário ou nos ralos;
- demora na vazão da água da chuva na garagem e áreas externas;
- mau cheiro nos encanamentos de pias, ralos e esgoto sanitário;
- aparecimento de muitas baratas sem motivo aparente — a caixa de gordura pode estar muito cheia e atrair esses animais;
- água do chuveiro ou da torneira muito turva — sinal que a caixa d’água e seus encanamentos precisam de limpeza.