Dicas Para Construir a Casa dos Sonhos
Pensar em como a casa será construída não é uma tarefa simples, mas não precisa ser sinônimo de estresse, dores de cabeça e conta no vermelho. Ter um bom plano e um orçamento sólido é o primeiro passo para um trabalho bem-sucedido. O investimento em materiais de alta qualidade e a contratação de mão de obra qualificada também terão impacto significativo no andamento do projeto.
Planeje detalhadamente
A primeira etapa para realizar o sonho da construção da sua casa é o planejamento. Nessa fase, você e sua família vão colocar os desejos de todos e definir o que é melhor para o objetivo que é valorizar o convívio familiar.
Faça esboços ou apenas descreva tudo o que deseja que sua casa tenha. Tente anotar cada detalhe, pois é mais fácil construir tudo no seu gosto desde o início do que ter que refazer o projeto ou quebrar o que já está feito, o que além de gerar transtornos, ainda atrasará sua obra.
Contrate Profissionais
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, contratar profissionais como arquitetos, engenheiros e construtores para fornecer serviços profissionais é a maneira mais inteligente de economizar dinheiro na construção de moradias.
Esses profissionais conhecem a melhor tecnologia, os melhores fornecedores de materiais e a melhor mão de obra para construir sua casa com a melhor relação custo x benefício, portanto, não ignore essa etapa.
É imprescindível que o projeto esteja alinhado com o orçamento disponível pelo cliente. Por isso, é recomendável que, antes mesmo de desenhar o projeto, o futuro proprietário do imóvel e o arquiteto se reúnam para tratar do assunto. E saber de antemão que o acabamento representa um valor significativo na construção facilitará a escolha de materiais como os revestimentos que serão usados na casa inteira.
Na hora de encontrar um arquiteto, pesquise bastante sobre ele, peça para ver seu portefólio e busque conhecer suas obras finalizadas e em andamento. Buscar indicações sobre bons profissionais é uma medida de segurança de quem quer investir bem o seu dinheiro poupado.
O valor gasto com profissionais como arquiteto e engenheiros, custa aproximadamente 10% do total da obra, mas sem eles corre-se o risco de o serviço precisar ser refeito e acabar gastando mais do que o custo inicial.
Compre materiais de qualidade
Uma dica importante é, não economizar na compra das instalações hidráulicas e elétricas. O que parece uma vantagem pode, na verdade, resultar em futuras quebras de alvenaria e em trabalho refeito. Um sistema hidráulico mal feito e paredes sem um bom alicerce não terão boa impermeabilização, por exemplo, e ficarão sujeitas à ação da água que causa as temíveis infiltrações, que podem ser difíceis de serem sanadas e bem custosas.
Assim, bons materiais e um trabalho bem feito em paredes evitam as indesejáveis trincas, que podem ser imperceptíveis no início, mas se tornam um grande problema, pois pode durar anos e gerar muita dificuldade de solução.
Com relação ao material para o acabamento, é importante fazer uma reserva desses produtos já que as quebras são comuns. É aconselhável investir em produtos de qualidade e escolher cores que não sejam cansativas. Além disso, quem não deseja mudar o estilo da decoração com frequência deve evitar usar revestimentos, texturas e cores que são meramente modismos. Isso porque se corre o risco de as cores se tornarem cansativas, as texturas e desenhos cafonas, num futuro próximo.
Fiscalize frequentemente a obra
Faça visitas frequentes ao local e, periodicamente, reúna-se com os profissionais envolvidos para saber tudo o que já foi feito e quais são os próximos passos. A participação do proprietário nesse processo garantirá que o imóvel seja construído de acordo com seus sonhos e possibilitará que, ao ver a obra sendo executada, você tenha novas ideias — pois outros desejos podem surgir ao ver o projeto sendo concretizado.